Skip to content

MediaRoom

Um Ano de Inovação10 de janeiro de 2022

A ouronova conclui um ano decisivo em sua trajetória. Não somente por ousar renovar sua marca e ampliar suas áreas de competência, mantendo seu propósito de gerar impacto por meio de inovações, como também pelas novas conquistas e legado consolidado em 11 anos de atuação.

Maior prova disso é que encerramos 2021 reconhecidos por nossa capacidade de inovar e desenvolver parcerias. É o que representa o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020 concedido à parceria tripartite ouronova, Repsol Sinopec Brasil e PUC-Rio por uma solução considerada disruptiva: a plataforma modular robótica autônoma para operações rigless de perfilagem e intervenção em poços P&A (WellRobot®), com a ferramenta TTiLT, capaz de avaliar through tubing a qualidade do cimento em poços revestidos.

Fomos campeões na categoria projeto desenvolvido por empresa brasileira, com ou sem participação de instituição credenciada, em colaboração com empresa petrolífera, na área de exploração e produção de petróleo e gás.

“A importância desse prêmio transcende o projeto em si, que vai disponibilizar uma tecnologia de ponta, inédita, para o mercado de óleo e gás. Primeiro, pelo fato de avalizar a ouronova como uma parceira tecnológica estratégica para as operadoras que necessitam fornecedores que antecipem soluções para os crescentes desafios da E&P em águas profundas e cenários complexos como o pré-sal. E também por revelar o amadurecimento e alta capacitação de empresas como a nossa, uma deep tech venture builder, para transformar pesquisa e desenvolvimento em produtos inovadores para serem entregues ao mercado e não mais protótipos em estantes” – Eduardo Costa, CEO da ouronova.

A FORÇA DAS PARCERIAS

A premiação concedida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis confirma o acerto da nossa estratégia tecnológica, que tem se fundamentado em investimentos em PD&I feitos em parcerias com operadoras e a PUC-Rio no modelo de open innovation.

Como deep tech venture builder é vocação da ouronova buscar a disrupção no desenvolvimento de novas tecnologias para atender e até se antecipar às necessidades do mercado de energia. E isso vem sendo feito em parceria desde os primórdios da empresa.

O MODA – monitoramento óptico do arame, desenvolvido pela PUC-Rio e Petrobras foi o primeiro passo. Hoje temos parceiros internacionais em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), como a Repsol Sinopec Brasil e a Galp Energia, bem como aliados comerciais como a Superior Energy, para prover soluções integradas na área de poços.

A parceria continua sendo um dos pilares da estratégia de crescimento da ouronova que se volta para outros segmentos que fazem uso intensivo de tecnologia e precisam de soluções inovadoras, disruptivas, para assegurar a sustentabilidade de suas operações. Setores como os de energia, mineração, saúde e tantos outros para os quais queremos alocar nossas competências para gerar inovação. Esse é o nosso negócio.

ouronova no
LinkedIn: de cara nova.

Clique na imagem abaixo para nos seguir!