Skip to content

Capacidade de inovação reconhecida internacionalmente16 de novembro de 2022

Eduardo Costa, João Guandalini e Arthur Braga

A ouronova foi reconhecida pelo World Oil Award pela disrupção de tecnologias que vem criando em parcerias de PD&I com a seleção do projeto Wellrobot®/TTiLT entre os finalistas da premiação internacional, realizada no dia 13 de outubro, em Houston (EUA). Desenvolvida pela ouronova, a PUC-Rio (berço da deep tech) e a Repsol Sinopec Brasil, com recursos gerados pela cláusula de PD&I dos contratos de concessão firmados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a solução foi apontada como uma das seis mais inovadoras na categoria Best Well Intervention.

“Estar entre as tecnologias apontadas como as mais disruptivas do mundo no último ano, depois de termos conquistado o prêmio ANP de Inovação Tecnológica, é a confirmação de nossa capacidade de gerar soluções inovadoras para a indústria de óleo e gás”, pontua o CEO da ouronova, Eduardo Costa.

Ele recebeu o certificado da World Oil Awards juntamente com o gerente de Pesquisas em Tecnologia de Poço da Repsol Sinopec Brasil, João Guandalini, que está à frente desse projeto na petroleira, e o fundador e presidente do Conselho Consultivo da ouronova, o professor Arthur Braga, do Centro Técnico e Científico da PUC-Rio.

A distinção foi destacada em mídias brasileiras: TN Petróleo e Portal Fator Brasil.


Na vitrine dos parceiros

A ouronova teve uma participação especial na Rio Oil & Gas 2022, maior evento do setor petrolífero na América Latina, que recebeu mais de 58 mil visitantes entre os dias 26 e 29 de setembro. Ela foi convidada a apresentar os projetos inovadores que vem sendo desenvolvidos com recursos da cláusula de PD&I da ANP no estande de seus principais parceiros, a Petrogal/Galp e a Repsol Sinopec Brasil.

O Wellrobot® ficou exposto durante todo o evento no estande da Repsol Sinopec Brasil, no qual o nosso líder de sistemas robóticos, Julio Guedes, ficou de prontidão para falar sobre a tecnologia.
Ele também apresentou o paper sobre a tecnologia, na plenária, na mesa técnica Transformação Digital, no dia 29/09, sob  temática Futuro da Indústria de O&G.

Assista o filme sobre o Wellrobot® produzido pela parceira RSB

O paper Autonomous modular robotic platform for rigless operations tem autoria de Julio Guedes e Thiago Sillos Barros da Cruz (ouronova), João Humberto Guandalini Batista (Repsol Sinopec Brasil), João Carlos Virgolino Soares (University of Illinois Urbana-Champaign), Marco Antonio Meggiolaro (PUC-Rio).

Veja o vídeo da sessão aqui

No dia 27 de setembro, no estande da parceira Petrogal, a ouronova apresentou duas tecnologias desenvolvidas em parceria com a petroleira.

O consultor de Engenharia Subsea, Pedro Panta, apresentou o projeto Laser tool for hydrate dissociation in subsea equipment, desenvolvido pela ouronova e Galp em parceira com a PUC-Rio.

O líder de Well Completion, Felipe Noel, falou sobre o projeto Electric Completion System – CI elétrica – desenvolvimento das válvulas eICV e eSSV.

Felipe Noel também é o autor do artigo “A inovação na completação de poços totalmente elétrica”, publicado na revista digital Oil & Gas Brasil.

ouronova no
LinkedIn: de cara nova.

Clique na imagem abaixo para nos seguir!