Skip to content

MediaRoom

Protagonismo tecnológico5 de novembro de 2018

Com o olhar atento tanto às demandas das companhias que atuam na exploração e produção (E&P) de petróleo e gás quanto às premissas da sustentabilidade dessa indústria, a Ouro Negro vem assumindo o protagonismo tecnológico, gerando soluções e conhecimento para o desenvolvimento do mercado.

É o que comprovou a empresa brasileira, criada há pouco mais de oito anos, durante a Rio Oil & Gas Expo and Conference, realizada entre 24 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro.

A Ouro Negro foi um dos destaques do Pavilhão Tech Week, onde expôs suas principais soluções e fez duas apresentações na Arena Tecnológica, teve cinco trabalhos técnicos detalhados na conferência, na qual também participou de duas sessões especiais – além de um talk show no Profissional do Futuro.

Está no nosso DNA

“Inovação e tecnologia andam de mãos dadas na indústria de óleo e gás no mundo inteiro. No Brasil, o avanço por novas fronteiras exploratórias nas últimas duas décadas, demandou da cadeia produtiva uma resposta rápida e disruptiva para que fossem superados os desafios da E&P no pré-sal no menor tempo possível”, pontua Eduardo Costa, CEO da Ouro Negro.

“Tivemos de gerar soluções que viabilizassem essa atividade, com maior produtividade e segurança e menor risco, tanto ambiental quando humano e patrimonial. Foi nesse contexto que a Ouro Negro nasceu e se posicionou”, observa o executivo. E logo foi reconhecida por sua inovação:  a tecnologia inédita MODA (Monitoramento Óptico Direto no Arame), com foco na integridade de risers flexíveis, foi premiada pela ANP em 2014, e no ano seguinte pela OTC em 2015, dentro do conjunto de soluções utilizadas pela Petrobras no desenvolvimento do pré-sal.

Soluções Inteligentes

A Ouro Negro, que praticamente triplicou o número de patentes nos últimos dois anos, somando hoje 11, registradas no Brasil e no exterior, tem sinalizado sua capacidade de desenvolver soluções para a atividade de E&P, principalmente offshore, do poço ao top side. Além de mais de 280 sistemas MODA Spy Hole (com sensores instalados em risers flexíveis ainda na fábrica) fornecidos para plataformas do pré-sal, a Ouro Negro disponibiliza para o mercado o MODA Retrofit, que possibilita a instalação de sensores nos equipamentos desse tipo que estão em operação há muitos anos.  “É uma solução que vêm ao encontro de uma necessidade premente da indústria de aferir e monitorar esses risers flexíveis sem impactar a operação e a própria integridade do equipamento”, complementa Eduardo Costa.

SIMAS
TATUÍ
HAZMAG

A empresa também ampliou o time de sistemas robóticos, integrado pelo Hazmag (inspeção visual em ambientes críticos), Tatui (inspeção de risers de perfuração) e Simas, que ganhou recentemente uma versão mais robusta, o Simão, apresentada na ROG 2018, robô modular que realiza inspeções visuais, medição da espessura da parede e ultrassom na solda de estruturas tubulares.

Para 2019, a Ouro Negro já está com tudo pronto para oferecer às petroleiras novas tecnologias de completação inteligente de poço, totalmente elétrica, posicionando-se como parceira estratégica das fornecedoras globais de serviços, que vêm buscando soluções que otimizem as atividades que são o core business da indústria de óleo e gás, E&P. “A vocação da Ouro Negro é gerar tecnologias para a indústria de óleo e gás, apostando na parceria com a cadeia produtiva para   desenvolver soluções que possam alavancar seu crescimento orgânico”, conclui Eduardo Costa.

ouronova no
LinkedIn: de cara nova.

Clique na imagem abaixo para nos seguir!