Skip to content

MediaRoom

Ouro Negro participa da OTC Brasil – Rio Pipeline 201719 de outubro de 2017

A Ouro Negro participa pela primeira vez da Offshore Technology Conference Brasil – OTC Brasil 2017 e Rio Pipeline 2017, que se realizam entre 24 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro. A empresa vai apresentar soluções tecnológicas com foco em monitoramento e inspeção da integridade de equipamentos e estruturas offshore.

Venha nos visitar: Riocentro – Pavilhão 3 – Estande J-7a

MODA monitora risers flexíveis no pré-sal

Tecnologia pioneira que integra o conjunto de soluções utilizadas pela Petrobras no desenvolvimento do pré-sal, o MODA (Monitoramento Óptico Direto no Arame), fornecido pela Ouro Negro, vem se posicionando como uma ferramenta essencial nas operações offshore de produção de hidrocarbonetos.

De 2013 até meados de 2017, já foram fornecidos mais de 200 sistemas MODA Spy Hole, tecnologia que permite o monitoramento em tempo real da integridade de risers flexíveis em plataformas offshore do pré-sal.

MODA Retrofit
A Ouro Negro também fornece o MODA Retrofit, primeira versão dessa tecnologia, criada para monitoramento de risers flexíveis já em operação. Os oito sistemas MODA Retrofit instalados a partir de 2009 em unidades em operação nas bacias de Campos e Espírito Santo, possibilitaram o aprimoramento tecnológico dessa solução.

Licenciada pela Petrobras, a tecnologia fornecida pela Ouro Negro vai auxiliar as companhias de petróleo a monitorarem a integridade de equipamentos que são cruciais nas atividades offshore, minimizando riscos e garantindo uma operação mais segura de seus ativos.

“O MODA gera informações em tempo real (MODA ANALYTICS) das condições dos risers flexíveis que transportam o fluído (hidrocarboneto) até a UEP, possibilitando um diagnóstico da integridade desses equipamentos, que são estratégicos nas operações offshore. Ele atende às necessidades das oil companies, que buscam soluções para reduzir custos e minimizar riscos, sem impactar a produção. Uma tecnologia da indústria 4.0 que auxilia as operadoras na tomada de decisões”, pontua Bruno Sapha, gerente de Sistemas de Monitoramento da Ouro Negro.

O MODA foi distinguido com o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2014 e é uma das dez tecnologias pioneiras utilizadas no pré-sal pela Petrobras, que recebeu o Distinguished Achievement Award OTC 2015.

Nova unidade 4.0: Sistemas Robóticos

Sempre alinhada com sua estratégia tecnológica e a visão de indústria 4.0, a Ouro Negro criou uma nova unidades para atender às demandas crescentes do setor de óleo e gás natural.

“A robótica mostra-se cada vez mais uma tecnologia estratégica para os setores que desenvolvem operações de alta complexidade e risco, como a indústria de óleo e gás natural, que também demandam cada vez mais as ferramentas de data analytics. Essas tecnologias são mandatórias no desenvolvimento de soluções que buscam aumentar a eficiência e a segurança operacional, minimizar o risco humano e ambiental, reduzindo tempo e custos”, destaca Eduardo Costa, CEO da Ouro Negro, ao falar das duas novas unidades.

Criada a partir da incorporação da Insfor, pioneira em robótica no Brasil, a unidade de Sistemas Robóticos agrega um time de robôs ao portfólio da Ouro Negro. Três robôs de inspeção – Hazmag, Simas e Tatuí – participarão da OTC Brasil & Rio Pipeline 2017, que acontece no Rio de Janeiro entre 24 e 26 de outubro.

Unidade dedicada ao desenvolvimento de soluções por meio de robôs autônomos para inspeções e operações em poços e instalações submarinas.​

“O robô Simas foi utilizado durante a soldagem dos risers e algumas estruturas da plataforma P-55, além de projetos do pré-sal nos campos de Sapinhoá e Cernambi”, explica Julio Guedes, fundador da Insfor e responsável pela área de Robótica da Ouro Negro.

ouronova no
LinkedIn: de cara nova.

Clique na imagem abaixo para nos seguir!