MediaRoom
ON apresenta o robô Tatuí na OTC 201827 de abril de 2018
O robô de inspeção Tatuí, que pode ser utilizado na manutenção de risers de perfuração offshore, é o destaque do estande Ouro Negro (#23), na OTC 2018 – Pavilhão Brasileiro, em Houston, entre os dias 30 de abril e 3 de maio.
Autopropulsionado e capaz de operar em tubos de 2,5 ”- 21” de diâmetro, o Tatuí realiza a inspeção visual e medição da espessura interna de tubos e risers de perfuração. Controlado remotamente, ele pode executar curvas de 1.5D de raio “back-to-back”, sem necessidade de pressão ou fluxo nos tubos.
“Este robô foi desenvolvido para atender os requisitos da indústria de petróleo e gás, principalmente em serviços de manutenção de riser de perfuração, devido à sua capacidade de inspecionar linhas auxiliares, incluindo as bobinas de menor diâmetro”, explica Julio Guedes, líder da unidade de Sistemas Robóticos da Ouro Negro.
“Devido à sua portabilidade e agilidade operacional, o Tatuí é ideal para a inspeção de risers de perfuração na própria unidade offshore, pois, além de gerar e registrar dados em tempo real que aceleram a tomada de decisões, o Tatuí elimina a necessidade de transportar esses risers para inspeção em terra, reduzindo significativamente os custos logísticos e otimizando o processo ”, destaca Julio Guedes.
Na OTC, a Ouro Negro apresentará seu portfólio de soluções tecnológicas inovadoras destinadas a ajudar a indústria de petróleo e gás a alcançar maior eficiência, produtividade e segurança, a um custo menor e com menor risco. “Com sistemas que utilizam ferramentas de Data Analytics, apoiamos o processo de tomada de decisão, minimizando riscos de acidentes e reduzindo custos devido a paralisações de produção”, destaca Eduardo Costa, CEO da Ouro Negro.
Cultura de inovação nasceu com a Ouro Negro
Com sete patentes depositadas em sete anos e mais a caminho em 2018, a Ouro Negro mostra que a cultura da inovação nasceu com a empresa. A política de PI da Ouro Negro é supervisionada por um Comitê de PI, uma estrutura incomum na indústria brasileira, e é projetada para incentivar a inovação dos funcionários.
“PI e inovação vão muito além das patentes. Eles conscientizam os funcionários sobre a importância da confidencialidade com parceiros, clientes e fornecedores, padrões de registro e segurança da informação e avaliação de novas ideias e produtos em relação à PI de terceiros”, afirma o consultor Giancarlo Vilela de Faria, da área de PDI da Ouro Negro.
Ele ressalta que o impacto de incentivar e estimular a inovação e a proteção à PI não se limita à geração de patentes, mas se estende ao desenvolvimento de soluções que não são patenteáveis, mas ainda inovadoras. “A inovação não está fazendo algo melhor no sentido evolucionário de um produto, está mudando o paradigma evolutivo”, conclui o consultor.
A Ouro Negro conhece o valor da proteção da propriedade intelectual. E eles fazem isso não só no Brasil, mas também no exterior. Nossa política de PI atua como um grande incentivo porque, na maior parte, os inventores são funcionários. Eles se sentem motivados para ver que seu trabalho gera resultados, que criou algo novo e merece proteção.
Cristina Pinheiro Palmer é nossa parceira na Pinheiro Palmer Advogados, escritório de advocacia que presta serviços jurídicos relacionados a todos os aspectos da proteção e execução da propriedade intelectual, incluindo as áreas de marcas, patentes, desenho industrial, direitos autorais, contratos, Internet, litígio e aconselhamento geral.
Transformação Digital da indústria de petróleo e gás
A Inteligência Artificial está se tornando onipresente em nossas vidas diárias, permitindo novas possibilidades de emprego de máquinas para nos ajudar em vários tipos de tarefas, seja em casa ou no trabalho.
No setor de Óleo & Gás, várias aplicações estão começando a aparecer, pois os desafios na adoção das novas tecnologias estão sendo superados pelos grandes benefícios potenciais oferecidos. Várias áreas da indústria estão sendo visadas, mas o setor de upstream é o foco principal, incluindo tópicos como gerenciamento de reservatórios, melhorias na eficiência de perfuração e redução de tempo não produtivo por meio de novas abordagens de gerenciamento de integridade.
No entanto, isso é apenas o começo. O potencial transformacional da IA é tão grande que algumas pessoas estão preocupadas que a IA possa representar uma ameaça para a humanidade…
Aqui na Ouro Negro, não temos medo da IA. Estamos aplicando métodos de Machine Learning para extrair insights valiosos dos dados disponíveis, gerando ferramentas inovadoras que contribuem para a transformação digital da indústria de petróleo e gás. Um bom exemplo é o monitoramento de risers flexíveis: combinando nossa solução MODA com as ferramentas de Data Analytics da Ouro Negro, estamos oferecendo um nível de conscientização sem precedentes sobre a operação e a integridade desse tipo de recurso.
Bruno Leão
Gerente de Data Intelligence
ouronova no
LinkedIn: de cara nova.
Clique na imagem abaixo para nos seguir!