Skip to content

MediaRoom

MODA Retrofit é a escolha da Petrobras30 de outubro de 2019

A Ouro Negro fechou contrato com a Petrobras para fornecimento de sistemas de Monitoramento Óptico Direto no Arame (MODA), na versão Retrofit, aplicável a risers flexíveis de unidades offshore em produção nas bacias marítimas. “A instalação dessa solução, que é feita sem a interrupção da produção de óleo e gás, vai aumentar a segurança operacional e otimizar as paradas de manutenção destes ativos em campos maduros, reduzindo custos com manutenção”, pontua o CEO da Ouro Negro, Eduardo Costa.

Tecnologia desenvolvida em parceria pela PUC-Rio e a Petrobras, o MODA é utilizado pela companhia brasileira nas duas versões: o MODA Retrofit e o MODA SPY HOLE, que é instalado no equipamento ainda na fábrica do fornecedor de risers flexíveis que serão utilizados em unidades offshore que vão entrar em operação. Essa última versão faz parte do conjunto de tecnologias usadas pela Petrobras no pré-sal que recebeu a Distinguished Achievement Award da Offshore Technology Conference (OTC) em 2015 e ainda o prêmio de inovação tecnológica da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 2014.

Track Record

+ 0
Sistemas
MODA fornecidos
+ 0 TB
Dados
Processados
0
Risers monitorados
em tempo real
0
Sensores

O monitoramento da integridade de risers flexíveis de unidades offshore em operação nas bacias marítimas brasileiras, muitas delas há 10 anos ou mais em atividade, é um fator crucial para a segurança operacional da indústria de óleo e gás. E soluções inovadoras, como o MODA Retrofit, despontam como uma ferramenta estratégica para as operadoras como a Petrobras.

ON apresenta tecnologia inédita no congresso OTC Brasil 2019

Os principais nomes da indústria de petróleo e gás vão ter a oportunidade de conhecer mais uma solução inovadora da Ouro Negro: trata-se de um sistema de monitoramento de poços em abandono temporário, uma das responsabilidades do operador de campos em produção. A tecnologia, 100% desenvolvida pela empresa brasileira e com patente depositada, é tema de trabalho técnico que foi apresentado no dia 30 de outubro no congresso da Offshore Technology Conference (OTC) Brasil 2019, que se realiza entre os dias 29 e 31 de outubro, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro (RJ). O evento é organizado pela OTC em parceria com o Instituo Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).

“Em um cenário de descomissionamento crescente, essa solução é extremamente importante por viabilizar o monitoramento de um poço até seu abandono definitivo, aumentando a segurança operacional e minimizando riscos ambientais. Ela reduz custos, uma vez que possibilita postergar o abandono permanente, e por ser instalado antes, deixa o poço em condições mais seguras e confiáveis para o abandono definitivo”, destaca Eduardo Costa, CEO da Ouro Negro.

Já apresentada à Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), essa tecnologia vai atender a exigências do Regulamento Técnico do Sistema de Gerenciamento da Integridade de Poços (SGIP) da Resolução ANP Nº 46/2016.

OTC BRASIL: a indústria offshore se encontra aqui

Mais de 180 fornecedores da indústria já confirmaram presença na exposição e conferência, para a qual são esperados cerca de 15 mil visitantes, entre líderes da indústria, profissionais e estudantes. A programação da conferência da OTC Brasil 2019 inclui quatro plenárias, 16 painéis e 37 sessões técnicas.

Ouro Negro participa do
XII SEP da Petrobras

O sistema elétrico de completação inteligente – solução da Ouro Negro que utiliza uma linha multiplexada para acionar e controlar o grau de abertura ou fechamento de cada uma das válvulas, de forma autônoma e para monitoramento de pressão e temperatura -, foi um dos destaques do XII Seminário de Engenharia de Poço (SEP) da Petrobras, que aconteceu entre 9 e 13 de setembro, no centro do Rio de Janeiro (RJ).

Na oportunidade, o líder de Completação Inteligente, Felipe Noel, e a coordenadora comercial Julia Salles, demonstraram em um monitor, por meio de um aplicativo desenvolvido pela equipe Ouro Negro, a operação remota em tempo real do sistema totalmente elétrico que simplifica a configuração do poço, independentemente do número de zonas e válvulas.

A Ouro Negro foi uma das fornecedoras convidadas pela petroleira para demonstrar suas soluções inovadoras no evento, que reuniu cerca de 20 expositores, entre players globais e empresas nacionais, além da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Fomos conhecer o
super robô do BDEP

Quem tem DNA para inovação, como a Ouro Negro, não perde uma oportunidade para conhecer e trocar conhecimento com outras organizações que vem agregando valor à indústria de óleo e gás, como o Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Foi essa a razão que levou um time de engenheiros robóticos e cientistas de dados da ON a visitar o BDEP para conhecer o super robô Hermes, o mais novo colaborador tecnológico da instituição. O superintendente de Dados Técnicos do BDEP, Cláudio Jorge de Souza, e o superintendente adjunto, Luciano Lobo, receberam o nosso time, integrado pelo líder de Robótica da ON, Julio Guedes, acompanhado de parte de sua equipe – Thiago Sillos, Adriel Souza e Ramon Bernardo – e do coordenador de Serviços de Monitoramento, Matheus Barbosa.

O time de robôs da ON atua em uma área diferente do Hermes, mas todos refletem o processo de transformação digital pelo qual essa indústria está passando para avançar em novos cenários.

Ouro Negro no
LinkedIn: de cara nova.

Clique na imagem abaixo para nos seguir!

ouronova no
LinkedIn: de cara nova.

Clique na imagem abaixo para nos seguir!