Skip to content

MediaRoom

Força total na Rio Oil & Gas 201822 de agosto de 2018

A Ouro Negro terá forte participação na 19ª Rio Oil & Gas Expo and Conference 2018, que o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) vai realizar entre os dias 24 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).

A empresa vai expor soluções de três unidades de negócios –Sistemas Robóticos, de Monitoramento e de Poço – e compartilhar seu conhecimento e sua expertise: além de trabalhos técnicos inscritos (saiba quais na próxima edição), com alguns profissionais participando de sessões especiais.

No dia 25, o engenheiro mecânico da unidade de Well Systems, Felipe Noel, participa da sessão Tech Challenge: Sistemas submarinos e a revolução digital – desafios atuais, na Oil & Gas TechWeek 2018, evento paralelo com foco em inovação tecnológica, que reunirá players da cadeia produtiva com DNA na indústria 4.0. Ele vai falar sobre o novo patamar de tecnologia e inteligência nas ferramentas de fundo de poço que o atual cenário de E&P demanda, na palestra “Sistemas Inteligentes de Poço e a Revolução Digital” (Pavilhão 3 – 16h45 e 17h10).

No dia 26, o CEO Eduardo Costa, será um dos palestrantes da sessão especial “Instalações offshore: inspeção remota e novas tecnologias” do Congresso da ROG 2018, (Pavilhão 5 – 14h às 15h). Ele abordará um dos focos da estratégia tecnológica da Ouro Negro, que é o investimento em PD&I para criar soluções que possibilitam a gestão remota de ativos em tempo real, gerando dados estratégicos para a tomada de decisões do operador.

O futuro está na robótica

A Inteligência Artificial (IA) está a cada dia mais próxima da vida moderna e cada vez mais distante da ficção científica, que a abordava como um futuro distópico. Hoje, ela pode ser ativada pela voz, como é o caso dos assistentes pessoais Siri e Alexa, e faz análises automáticas de dados online, alimentando os algoritmos das mídias sociais com informações precisas de seus usuários. Na indústria, isso não poderia ser diferente. Os robôs auxiliam em diversas operações, desde a etapa da manufatura até a inspeção e reparo de equipamentos em ambientes variáveis, incertos e desconhecidos.

Com subtemas dessa ciência, como o machine learning (ou aprendizado automático de máquinas), a Inteligência Artificial analisa e auxilia em tarefas complexas de tomada de decisões. A Internet of Things (IoT, ou Internet das Coisas), por exemplo, surgiu para fazer a comunicação automática entre sensores, softwares, equipamentos e dispositivos – e a versão industrial (IIoT ou IoT Industrial) cria o link entre dispositivos, processos e produtos capturando e analisando informações.

Estas tecnologias, sozinhas, já prestam um avanço enorme para a indústria de Óleo & Gás. Porém, a combinação destas em um ciclo contínuo possibilita o desenvolvimento de soluções “fora da caixa”. É nesse ponto que a Ouro Negro deixa a sua marca. Empresa de tecnologia com foco na geração de soluções que potencializem o core business da indústria petrolífera, ela tem unidades de negócios altamente qualificadas para atuar em todas essas etapas, alinhadas com as inovações robóticas, eletrônicas e de software.

A evolução da indústria de óleo e gás requer uma parceira alinhada com as inovações e tecnologias high-end. A Ouro Negro está preparada para ajudar nessa transformação.

Julio Guedes
Gerente de Sistemas Robóticos

ouronova no
LinkedIn: de cara nova.

Clique na imagem abaixo para nos seguir!