SubseaMonitoramento
Poços Temporariamente AbandonadosSistema de monitoramento de poço abandonado com árvore de natal molhada
O Desafio
Em 2016, a agência brasileira responsável pela regulamentação do mercado de óleo e gás publicou a Resolução ANP nº 46 de 2016 e o Regulamento Técnico para Sistema de Gestão da Integridade de Poços (WIMS). Este regulamento se aplica a todos os poços de petróleo, desde a fase de projeto até o entupimento e abandono.
Esse sistema de gestão define os requisitos essenciais e os padrões mínimos de segurança operacional e preservação do meio ambiente a serem cumpridos pelas operadoras contratadas no Brasil. O regulamento visa um programa de fiscalização das instalações não retiradas.
No caso de decisão de abandono, é necessário o estabelecimento de pelo menos duas Barreiras de Segurança de Poço (WSB) independentes e a verificação dos elementos que as compõem por meio de teste e confirmação. Atualmente não há no mercado nenhum equipamento que atenda integralmente à resolução WIMS para poços com linhas desconectadas.
A maioria das soluções tecnológicas no sentido de monitoramento de poços abandonados permite a medição de parâmetros dentro do poço abandonado, mas falham em superar os desafios de verificação de integridade dos elementos WSBs em conformidade com o requisito WIMS.
Nossa Solução
Sistema que permite o monitoramento através de módulo de controle, por meio de câmaras de pressurização / despressurização de câmaras Wet Christmas Tree (WCT), detecção de hidrocarbonetos e medição de vazamentos por válvulas de controle.
Para isso, mede a pressão das câmaras WTC, recolhendo os prováveis hidrocarbonetos de forma segura e, se necessário, acionando algumas válvulas WTC.
As válvulas de controle e as câmaras WTC são acessadas pelo mandril do Módulo de Conexão Vertical, onde uma tampa de abandono será instalada com o módulo de controle na parte superior. Uma válvula de isolamento é instalada no módulo de controle, como redundância WSB.
Principais Vantagens
- Cumprimento integral ANP 2016/46: Postergação indefinida do abandono definitivo (melhor logística);
- Solução de baixo custo: Operação sem sonda;
- Aplicável com ou sem XTree;
- Independente da integridade do XTree e dos sensores de poço;
- Baixo risco tecnológico: uso de tecnologias comprovadas em campo;
- Alta confiabilidade: WSB adicional;
- Alternativas de comunicação variáveis.