Skip to content

Ongoing Project

SubseaOperações

Ferramenta de dissociação de hidratoFerramenta a laser para remoção de hidratos em equipamentos submarinos

Projeto em Andamento

Parceiros de P&D

O Desafio

Atualmente, grandes desafios se apresentam na produção de petróleo a partir de sistemas de produção offshore, especificamente em lâminas d’água profundas e ultraprofundas.

Um desses desafios diz respeito à formação de hidratos. Os hidratos de gás são sólidos cristalinos, consistindo no arranjo de moléculas de água e uma molécula hospedeira de gás de tamanho apropriado, em certas condições de temperatura e pressão.

Esses compostos se assemelham ao gelo e podem se formar em temperaturas acima da temperatura de formação do gelo.

Nossa Solução

Desenvolvimento de um equipamento que, operado por ROV, utiliza radiação laser para remover massas de hidratos que se formam externamente às estruturas subaquáticas como Módulos de Conexão Verticais, conectores, painéis de válvulas etc.

Atualmente a ouronova está desenvolvendo este equipamento em um projeto em conjunto com a PUC-Rio financiado pela Petrogal Brasil (Galp) através de fundos da ANP e com apoio técnico da Petrobras (2020 – 2023). Atualmente no TRL 3 passando para o TRL 6 no final do projeto.

Play Video

Principais Vantagens

Papers

CICLOPE: FERRAMENTA PARA REMOÇÃO DE HIDRATOS COM AUXILIO DE RADIAÇÃO LASER

Resumo
Um dos grandes problemas em instalações submarinas para produção de petróleo e gás é a formação de hidrato em equipamentos como, por exemplo, módulos de conexão vertical (MCV), válvulas, tree caps e outras partes da árvore de natal molhada. Esse hidrato precisa ser retirado pois pode impedir a operação dos equipamentos causando impacto na produção e riscos operacionais e ambientais. A forma de fazê-lo é por aquecimento o que faz com que passe do estado sólido ao gasoso (ou líquido supercrítico) se desprendendo da estrutura onde se formou. Atualmente a forma de proporcionar esse aquecimento local é através da aplicação de reagentes químicos (Self Generatd Nitrogen - SGN) que, pela localização dos equipamentos no fundo do oceano, se torna uma operação extremamente complexa e de altíssimo custo envolvendo, inclusive, a necessidade de embarcações de operação e apoio. Neste artigo propomos o desenvolvimento de uma ferramenta utilizando lasers compactos de potência elevada (poucas centenas de Watts) como fonte de energia a ser diretamente aplicada e absorvida no ponto onde se pretende aquecer.

Leia o artigo completo

Contato

Entre emContato

Preencha suas informações corretamente e entraremos em contato em breve.