SubseaMonitoramento
Detecção de Vazamento de Hidrocarbonetos
O Desafio
Vazamentos em linhas de produção e equipamentos submarinos estão entre as principais preocupações na indústria de óleo e gás. Não apenas porque resultam em custos extras e interrupção da produção, mas também porque podem causar graves danos ambientais. Por conta disso, várias técnicas foram desenvolvidas com o objetivo de detectar e localizar essas falhas.
No entanto, os métodos mais amplamente usados para detectar hidrocarbonetos são baseados em técnicas que usam propriedades capacitivas, visualização de fotoluminescência convencional e imagem subaquática, imagens de satélite processadas, espectroscopia convencional, campo eletromagnético derivado ou modulado ou detecção acústica.
No entanto, um trade-off restrito limita a distância máxima entre o sensor e o derramamento de óleo e a sensibilidade do método para a maioria das técnicas. Por outro lado, algumas técnicas mais sensíveis têm detecção estritamente local, de modo que o hidrocarboneto deve entrar em contato com o sensor.
Desta forma, as técnicas atuais têm um cenário de uso geralmente limitado com ações específicas.
Nossa Solução
Na solução proposta, a técnica de imagem convencional é combinada com a detecção por contagem de fótons, o que aumenta consideravelmente a sensibilidade do sistema. Além disso, essa técnica pode possibilitar a espectroscopia da luz emitida (ou refletida) pelo material alvo, fornecendo informações sobre sua constituição. Devido à alta sensibilidade dos detectores de contagem de fótons, o sistema pode transmitir essas informações transportadas pela luz do alvo via fibra óptica em distâncias curtas, permitindo vários coletores e apenas um detector de contagem de fótons primário precisa ser instalado.
Portanto, uma ampla gama de aplicações pode ser coberta usando essa tecnologia no mesmo equipamento.